TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO "ASPECTOS GERAIS DAS MÍDIAS SOCIAIS":
O Brasil é um dos líderes no ranking mundial de tempo de tela.
São horas e mais horas que as brasileiras e os brasileiros passam por dia na frente de computadores e celulares, e boa parte desse tempo é gasto navegando nas redes sociais.
Nesses espaços virtuais, pessoas, empresas e instituições estabelecem conexões e formam comunidades por meio do envio de mensagens e compartilhamento de conteúdos, que podem ser textos, imagens ou vídeos.
Tudo vai depender da rede em que esses perfis estão conectados.
A primeira rede social a atingir 1 bilhão de usuários, o Facebook, continua sendo relevante no Brasil, embora seu alcance venha caindo, especialmente entre os jovens. O Facebook permite o compartilhamento de textos, links, imagens e vídeos. Também é possível realizar transmissões ao vivo, enquetes e participar de grupos. Pesquisas apontam que 83% das pessoas no Brasil ainda entram no Facebook pelo menos uma vez ao dia. Ou seja, não dá para ignorá-lo.
O YouTube é a maior plataforma para assistir vídeos do mundo. Atualmente, ele conta com mais de 2 bilhões de usuários. A plataforma permite o compartilhamento de vídeos e interação com os criadores de conteúdo por meio de comentários. Também é possível realizar transmissões ao vivo e publicar vídeos curtos na vertical, os shorts.
Ele já foi conhecido como uma plataforma para compartilhamento de fotos, mas com o passar do tempo, o Instagram se transformou e ganhou diversas funcionalidades, com destaque para a possibilidade de compartilhar vídeos curtos na vertical. É uma das redes em que os brasileiros mais consomem conteúdos de criadores e por isso é a favorita para ações de marcas e instituições. Além de fotos e vídeos no feed, é possível compartilhar stories e reels. Além disso, também dá para conversar por meio do direct e formar comunidades nos canais de transmissão.
O X, antigo Twitter, é uma rede social e um serviço de microblog usado para comunicação em tempo real por milhões de pessoas e organizações. De modo geral, quem tem perfil na plataforma pode se expressar em até 280 caracteres, além de comportar links, imagens, vídeos ou gifs em seus posts ou reposts. Uma das suas principais características é o fato de agregar todos os conteúdos sobre um mesmo tema ou que usam a mesma hashtag e ranqueá-los nos trending topics. Por isso, é a rede perfeita para realizar ações de mobilização digital.
Recentemente, o X ganhou um concorrente. O Treads, é um produto da Meta, a empresa que também comanda o Facebook e o Instagram e o WhatsApp também. Para utilizar a rede social é necessário ter uma conta no Instagram. No Threads, a usuária ou o usuário pode fazer publicações com até 500 caracteres e compartilhar links, fotos e vídeos de forma muito semelhante ao X.
Quer uma rede para consumir e produzir vídeos curtos? O TikTok pode ser o caminho ideal. Nele é possível compartilhar vídeos de até três minutos e, além disso, oferece amplos recursos para editá-los. É possível incluir filtros, legendas, trilha sonora, gifs, fazer cortes. É só usar a criatividade. Assim como o Instagram e o X, você pode seguir o perfil de outras pessoas e interagir curtindo as publicações e fazendo comentários.
Se você tem mesmo interesse em produzir vídeos curtos, você precisa conhecer o principal concorrente do TikTok, o Kwai. Essa rede voltada para criação e edição de vídeos pelo celular de maneira simples e rápida, também possui efeitos e filtros, além da possibilidade de criação de vídeos com montagens de fotos com diferentes tipos de trilhas sonoras e animações.
O LinkedIn é uma rede social voltada para os relacionamentos profissionais. É como se fosse um grande currículo on-line. Nessa rede é comum que as pessoas compartilhem seus projetos, planos e resultados no ambiente corporativo. Para as instituições, é o espaço ideal para compartilhar temas mais técnicos, artigos, vagas e também buscar profissionais.