Bem-vinda(o),
Estamos de casa nova!
Nosso site mudou.....
Além do vídeo institucional ao lado, aqui no novo Portal da EJE/RN você terá acesso às informações sobre a escola, um pouco da história, organograma, projetos da cidadania tais como eleitor do futuro, parlamento jovem e visitas acadêmicas, os cursos presenciais e EAD ofertados, abertos e encerrados, o Plano de Capacitação e os Resultados alcançados. Vamos lá?
Conheça um pouco sobre a EJE
A Escola Judiciária Eleitoral foi instituída, em âmbito nacional, pelo Tribunal Superior Eleitoral através da
Resolução nº 21.185/2002 , por iniciativa do Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, então Corregedor Geral Eleitoral. Posteriormente, a
Resolução TSE nº 21.353/2003 estendeu aos Tribunais Regionais a possibilidade de criação de Escolas Judiciárias nos respectivos Estados.
A Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Norte (EJERN) foi criada em 2003, por meio da Resolução nº 21, de 18 de novembro do mesmo ano, tendo como objetivo a capacitação e o treinamento dos magistrados(as) e servidores(as) da Justiça Eleitoral do estado. Na sua estrutura organizacional contava com os cargos de Diretor, Vice-Diretor e Secretário. Ao segundo cabia a função de coordenador do Programa Eleitor do Futuro e ao último, servidor(a) do TRE, as funções executivas da EJE, atuando de forma cumulativa com as outras atribuições de sua respectiva unidade de lotação.
Localizada atualmente no Edifício Sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, é uma unidade ligada à Presidência do Tribunal, com a finalidade de formar magistrados e servidores, realizar projetos de Cidadania e desenvolver cursos à distância. Além disso, todos os anos realiza centenas de palestras e eleições em escolas da rede pública e privada, beneficiando milhares de estudantes.
As ações também contemplam ferramentas tecnológicas da educação na modalidade remota , com atividades educativas e eleitorais em diversos segmentos da sociedade civil.
Um grande motivo de orgulho é que a nossa Escola é a única do Brasil a homenagear em seu nome uma mulher, a professora Celina Guimarães Viana, a primeira eleitora a se alistar no país, em 1927, na cidade de Mossoró.