TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO "TRE-SC NAS REDES SOCIAIS - PARTE 1":


Agora que você já está mais ambientado com as diferentes redes sociais, vamos mostrar como são os perfis do TRE de Santa Catarina em cada uma delas

Todas as plataformas são utilizadas para divulgar informações sobre a Justiça Eleitoral e o processo de uma eleição, esclarecer dúvidas dos eleitores, compartilhar notícias e eventos. Por meio das redes sociais, são divulgadas campanhas educativas, visando conscientizar os cidadãos sobre a importância do voto, entre outros assuntos relevantes.

E claro, isso tudo sem esquecer das características de cada rede.

O Facebook é uma rede social utilizada para fortalecer a presença e a marca da Justiça Eleitoral na internet. É um recurso valioso e informativo para o público em geral. Ao visitar a página, os usuários se deparam com notícias, informações e atualizações importantes. Além disso, a página do TRE-SC compartilha dicas úteis sobre como exercitar o direito ao voto de forma consciente e responsável.

Com uma abordagem acessível e informativa, utilizamos nossa presença no Facebook para alcançar um público mais amplo e engajar as idades.

Como já sabemos, o Instagram é uma rede social visual, criativa e interativa. E a equipe da ASCOM utiliza essa ferramenta para fazer a comunicação da Justiça Eleitoral de uma forma mais rápida e dinâmica, transmitindo mensagens claras para despertar o interesse e a curiosidade dos seguidores.

O perfil também serve como um canal de comunicação direta com o seu público. Os usuários enviam mensagens, fazem perguntas e obtêm respostas sobre assuntos relacionados à Justiça Eleitoral. Essa interação fortalece a transparência e a confiança na instituição. Além disso, no Instagram o recurso chamado stories é bastante utilizado, por exemplo, para divulgação de eventos, muitas vezes com material em foto ou vídeo vindo das próprias Zonas Eleitorais. Esses stories são também compartilhados no Facebook.

Uma das inovações no manejo das redes sociais institucionais Instagram e Facebook, no ano de 2022, foi a conversão, em torno de 50%, dos conteúdos tratados para o formato reels, que são vídeos curtos, gravados na vertical e que combinam informação com áudio, imagens, textos e efeitos visuais. A estratégia se mostrou assertiva e veio no intuito de humanizar a rede.

A criação de séries como “Serviços ao Eleitor”, “Mesários” e “Segurança das Urnas” atingiram marcas importantes, em alcance e engajamento.

E por falar em engajamento, um dos destaques da presença da Justiça Eleitoral catarinense nas redes sociais é o perfil criado no TikTok - rede que, além de atrair o público jovem, também ampliou seu alcance para públicos de outras idades.

Os números conquistados no TikTok são surpreendentes: desde o lançamento do primeiro vídeo, o perfil conquistou mais de 29 mil seguidores. E o engajamento desse público se reflete nos números de comentários e curtidas, que ultrapassaram a marca de um milhão.

Nos últimos anos, as redes sociais têm desempenhado um papel cada vez mais importante na comunicação e no engajamento das instituições públicas com o público em geral, estabelecendo um canal de comunicação direto e transparente.

Nesse sentido, as collabs, ou colaborações, se tornam uma estratégia poderosa para os órgãos públicos expandirem seu alcance e influência nas redes sociais.



Animação da personagem Joaquina (colaboração da Prefeitura de Florianópolis/SC com o TRE-SC)

Hoje o rolê com a Joaquina, ele está diferente, né? Eu vim ver se tá tudo certo com meu título de eleitor aqui no evento "Resistre-se". "Resistre-se". Registre-se se se se se. (Som de apito). No evento do Registre-se. (Som de palmas).


Diálogo entre Joaquina e a atendente:

Joaquina: - Oi, bom dia querida, tudo bem? Tudo certinho? Consegue dar uma olhadinha pra mim pra ver se está tudo certinho?

Atendente: - Vamos dar uma olhada. Não, Joaquina, por aqui tá tudo certo!

Joaquina: - Ah obrigada, né. Eu sou organizada, como vocês já estão sabendo, né?


Mas pra ti que ainda não está regularizado, que estás aí "moscando", a Joaquina tem umas diquinhas pra ti. O "Registre-se" acontece até dia 12 de maio, nas Ruas Padre Miguelinho, ao lado da Catedral, e Anita Garibaldi, em frente à Câmara de Vereadores, no centro de Florianópolis.

O evento conta com muitos serviços, como a regularização do Título de Eleitor, a emissão da segunda via de Certidão de Nascimento, questões trabalhistas e muito mais. Então não perde tempo, seu "mazanza", e bora pra cá se regularizar.




Ao se associarem a outras organizações, as instituições podem alcançar novos públicos e aproveitar a base de seguidores e a credibilidade dessas parcerias.



Miriane Campos – Assessora em Comunicação do Ministério Público de Santa Catarina

"Oi, eu sou Miriane, e assessora em Comunicação do Ministério Público de Santa Catarina. Bom, aqui nas redes sociais do MP a gente fez uma cobertura bem intensa das eleições de 2022. A ideia foi mostrar como os promotores de Justiça trabalharam no dia da votação, que eles estavam atentos às principais ilegalidades e crimes eleitorais que viessem a ser praticados por candidatos, apoiadores, partidos ou até eleitores. Além disso, a gente também frisou que o cidadão pode auxiliar na fiscalização da lisura do pleito eleitoral.

Hoje, as redes sociais são um meio muito significativo na comunicação do Ministério Público de Santa Catarina com a sociedade, e é por meio dela que a gente tem acesso direto ao cidadão, e com isso, a gente consegue ampliar a capacidade de alcançar e engajar de forma bastante rápida. Além disso, a rede social permite a comunicação direta com a sociedade.

E para a gente atingir um público ainda maior, a gente acredita que a parceria entre as instituições seja de grande importância para a promoção da transparência, integridade e efetividade do sistema democrático."




Outras redes sociais também aproximam a Justiça Eleitoral catarinense do público.

O Twitter é a rede social utilizada para divulgar notícias publicadas na página do Tribunal na internet, além de materiais de campanhas e informes eleitorais. Em dias de eleições gerais e municipais, o Twitter se torna o principal canal de publicação de notícias e boletins relacionados ao pleito.

É no canal do Youtube que os eleitores encontram os vídeos produzidos pelo TRE catarinense. Por ser uma rede essencial para a divulgação de conteúdos mais densos, lá se encontram os vídeos de campanhas da Justiça Eleitoral, além de transmissões ao vivo de sessões plenárias e eventos diversos.

E por fim, mas não menos importante, temos o Flickr que, mais que uma rede social, é um site que permite organizar, armazenar e compartilhar fotografias que são a memória da Justiça Eleitoral catarinense. O Flickr é também uma forma de disponibilizar fotos em alta resolução para uso pela imprensa e pelo público em geral.

Estes são os principais canais de comunicação da Justiça Eleitoral de Santa Catarina na internet. Você ainda não é nosso seguidor? Então não perca tempo! A gente se encontra lá!