TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO "CAMPANHA INTERNA X EXTERNA":


O que vem na sua cabeça quando escuta a palavra campanha?

Propaganda de produtos que se vê na TV? Campanha política? Ações de conscientização social?

Você está certo! Uma campanha é um conjunto de ações que são coordenadas para o alcance de um objetivo específico em várias áreas, como marketing, saúde pública, conscientização social, política. E ela envolve uma série de estratégias e ferramentas, dependendo do contexto e da sua finalidade.

Para produzir uma campanha, com sucesso, é preciso de um bom e prévio planejamento, onde deve constar o objetivo da campanha, o público-alvo e um calendário com as datas das principais ações e eventos que serão realizados.

Antes de continuar, é preciso frisar algo importante! No TRE de Santa Catarina, trabalhamos com dois tipos de campanhas institucionais: as dirigidas para o público interno e aquelas cujo público-alvo é o externo. E existem algumas diferenças fundamentais entre as duas!

As campanhas institucionais internas são direcionadas aos servidores, colaboradores e membros do Tribunal. O objetivo principal é promover a cultura, os valores e a identidade da instituição. Essas campanhas visam fortalecer o senso de pertencimento, engajamento e orgulho dos servidores em relação à Justiça Eleitoral. Elas podem abordar temas como a missão do TRE, programas de treinamento e desenvolvimento, benefícios e programas de incentivo interno.

Já as campanhas institucionais externas são dirigidas aos eleitores e à comunidade em geral. O objetivo é construir e fortalecer a reputação e imagem institucionais. A finalidade é criar uma percepção positiva da instituição junto ao público externo, criar relacionamentos duradouros e estimular o interesse e a confiança do público-alvo.

No TRE catarinense, as solicitações de campanha partem das Unidades do Tribunal e são apreciadas pela Administração e Presidência. Após aprovação, a ASCOM passa a trabalhar em cima de uma etapa importante da campanha: a divulgação.

Para realizar a divulgação de uma campanha com êxito, a ASCOM faz um planejamento próprio, que abrange estratégias específicas. São previstos, entre outros, a criação de identidade visual própria, a relação de materiais gráficos e digitais que serão usados, as datas em que serão contatadas assessorias de comunicação de outras instituições e os recursos humanos envolvidos.

Quando surge uma campanha, toda a equipe da ASCOM se envolve, com produção de releases, matérias, cobertura de eventos, produção de vídeos, spots, materiais digitais e gráficos, divulgação e cobertura nas redes sociais. Um trabalho conjunto visando atingir o público-alvo.