TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO "DICAS PARA CELULAR 1 - GRAVANDO VOCÊ MESMO":
Vocês já estão me esperando, né? Que bom! Hoje a gente vai bater um papo sobre como gravar vídeos usando técnicas e acessórios bem simples. Preparados?
Acho que não me apresentei, né? Eu sou Carol Lasneaux, repórter do TSE aqui em Brasília. E falando em apresentação, esse é o nosso primeiro tópico.
Antes de iniciar tudo, verifique primeiro se o seu figurino está adequado para o vídeo. Evite roupas, maquiagens e acessórios muito chamativos. É preciso manter as pessoas com foco no que você diz e não deixar com que a atenção delas seja desviada para outros detalhes que aparecem na imagem.
Figurino ajustado, vamos agora para o cenário. Assim como no figurino, objetos também podem roubar a atenção, gente. E prejudicar a compreensão de quem vai te assistir. Escolha um cenário que seja neutro, com um fundo que não gere atenção demais para ele.
Olha, para simplificar, eu vou recomendar o uso de um celular como equipamento de gravação. É importante que ele esteja em uma base fixa, como essa que eu tenho aqui. E a lente tem que estar na mesma altura dos olhos.
Outro recadinho importante agora. Procure sempre saber em qual plataforma o seu vídeo vai ser utilizado. Nas mídias digitais normalmente, como TikTok, Instagram, Whatsapp, Kwai, a gente assiste aos vídeos assim, na vertical. Então você grava também nessa posição. Agora, se o seu vídeo for utilizado no YouTube ou até mesmo em uma emissora de televisão, é importante que você grave assim, com o celular deitado, ou seja, na horizontal.
Essas plataformas atualizam sempre e pode ser que isso mude, então eu reforço o lembrete. Pergunte sempre antes de fazer o vídeo, para que você entregue de forma correta, de acordo com que foi pedido.
Vamos seguindo. Escolha um tripé que seja adequado para o equipamento de gravação. Assim, a gente tem a certeza de que a imagem não vai ficar trêmula e balançando. Mas, se você não tiver um desses, basta você se lembrar que a sua imagem precisa ficar estável e não pode deixar você de maneira torta no quadro.
Outra dica importantíssima. Procure um local onde não haja tanto barulho. Garanta com que você faça sua gravação com o máximo de concentração possível, sem ruídos externos.
Agora vamos falar de iluminação. Para gravar o seu vídeo, você pode usar uma iluminação artificial ou natural. Seja qual for o tipo de luz, siga essa dicas.
Utilize a fonte de luz colocando-a na posição diagonal ao seu rosto ou logo à sua frente. Se você não tiver um equipamento de iluminação, como um Ring Light, muito comum em lives das redes sociais de hoje em dia, use uma janela mais próxima de você. Caso a iluminação da janela esteja muito intensa, procure suavizar com a ajuda de cortinas e persianas.
Atenção! Não vale ficar de costas para a janela. Dessa forma, a câmera acaba fazendo o equilíbrio de luz, que deixa você com uma imagem escurecida.
Um detalhe sobre óculos. Se a lente dos seus óculos estiver refletindo a luz ou impedindo de mostrar os seus olhos, é melhor gravar sem. Mas se não der mesmo para você retirar os óculos, posicione você ou a iluminação de maneira com que o reflexo seja o menor possível. Vale até você se filmar para testar como está ficando.
E do mesmo jeito que tem solução para iluminação, tem também para o áudio. Afinal, é por ele que você vai transmitir a mensagem para as pessoas.
Já que estamos falando nisso, ninguém vai conseguir prestar atenção em um vídeo em que não se entende nada do que se fala, não é mesmo? Quer ver um exemplo? Nossa, não consegui entender nada do que rolou nessa gravação.
Aqui a dica é você aproximar a câmera para que o microfone do aparelho possa captar sua voz mais de perto.
Ao gravar ao ar livre, observe se o local possui muito ruído. Até mesmo o vento pode atrapalhar a sua gravação, sabia? Se você estiver em situações assim, prefira gravar no ambiente fechado.
Existem outros recursos que você pode utilizar para melhorar a captação da sua voz, os fones de ouvido do seu próprio aparelho é um deles. Como você já deve saber, eles possuem um microfone que também serve para as gravações. Ou você pode, ainda, adquirir um microfone de lapela, específico para celulares. Esse tipo de equipamento ajuda muito, permitindo que a sua voz transmita uma mensagem clara, definida, bem profissional. Há boas opções no mercado com preços acessíveis, caso você necessite comprar.
Pronto, chegamos até aqui com figurino, cenário e iluminação adequados. Se o vídeo é na horizontal ou na vertical. Acertamos toda a captação de áudio. Agora é a vez de ajustarmos a sua imagem diante da câmera.
Vamos começar pela lente da sua câmera, ela não pode ter nenhuma sujeira. Então, limpe-a com um pano seco para evitar riscos ou uma imagem embaçada.
Defina o plano ou enquadramento que você quer gravar. Se for do tipo close, a câmera tem que ficar assim, bem de pertinho. Um plano médio é um pouco mais distante, onde a base da imagem fica mais ou menos na altura da cintura. Se for mais distante ainda, o plano ou enquadramento pode ser do tipo americano, que geralmente a câmera enquadra dos joelhos para cima. Se for um plano geral, a imagem vai mostrar você de corpo inteiro e mais cenário.
Se o vídeo for na vertical, o quadro nas laterais vai ser menor, mas as regras dos planos de câmera continuam as mesmas, viu? Em qualquer tipo de plano ou enquadramento, evite que o limite da imagem fique na altura de suas articulações, como se os seus membros tivessem sido cortados.
Com o plano definido, vamos refinar ainda mais o enquadramento. Deixe a sua imagem de maneira que o topo da sua cabeça não fique para fora do quadro e nem sobrando muito espaço até chegar ao final dele. Depois, ajuste para que a sua imagem fique centralizada. Isso, estamos quase prontos.
Para finalizar, é super necessário que você esteja com uma imagem bem nítida, completamente em foco. O ajuste na câmera no celular é feito assim. Mantenha-se na distância em que você vai ficar durante a gravação. Se você for gravar sozinho, geralmente essa distância é de um braço entre o seu corpo e o aparelho.
Olhando para a sua imagem na tela, pressione o dedo na altura dos seus olhos uma vez, para que a câmera corrija o foco automaticamente. Depois disso, pressione o dedo mais uma vez segurando por uns dois segundos, até aparecer uma mensagem na tela dizendo que o foco está fixo. Pronto, isso vai ajudar a sua câmera a não ficar buscando o ponto do foco o tempo inteiro. Caso você esteja em uma distância maior, peça a ajuda de alguém para efetuar a correção e o travamento do foco da imagem.
Na hora da gravação, você deve olhar para a lente da câmera e não para a tela do celular. Agora é só pressionar o botão para gravar. Deixe gravando uns três segundinhos antes, até você começar a falar e depois também, certo?
Gente, essas são dicas básicas com técnicas que você mesmo pode aplicar de maneira bem fácil. Agora vocês me dão licença que eu preciso gravar um vídeo aqui, o chefe está me esperando.
Tchau, tchau!