TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO "SUGERIR PAUTAS":
Antes de mais nada, entenda que toda notícia é uma informação, mas nem toda informação é uma notícia. Para ser, ela precisa ser inusitada, inédita, atual e relevante do ponto de vista público, além de interessar ao maior número possível de pessoas.
Laine Valgas - apresentadora NSCTV
“Quando você pararia para ver na televisão, para ouvir na rádio, para ver online alguma coisa? O que isso tem que te chama a atenção que você para pra ver? A resposta na base para todos nós é a mesma, essa informação tem que fazer diferença na minha vida. E a gente vai lá para o cérebro, o que eu ganho com isso? Outra coisa, essa informação me conecta com quem está do outro lado? Então, agora trazendo para cá, o que vocês produzem, fazem, o que vocês sentem 'poxa, isso é tão interessante, como é que a mídia não mostra'?
Então, primeiro essa informação interessa a quem? Ao núcleo de vocês, ela vai refletir na vida das pessoas que vão estar assistindo ou recebendo a informação. E outra, a assessoria de imprensa de vocês sabe, de fato, que essa informação é importante, que ela vai transformar a vida das pessoas, que ela tem um porquê. Na base, a informação que vira notícia é aquela que tem um porquê na vida das pessoas e que se conecta exatamente porque vai transformar, de alguma forma, ou vai somar de alguma forma na vida dela.”
Na Justiça Eleitoral, alguns assuntos despertam mais a atenção da imprensa. São eles: serviços ao eleitor em geral, biometria, candidatos e suas situações na Justiça, resultados das eleições, sentenças proferidas pelo juiz ou juíza eleitoral, decisões do Tribunal, tramitação de processos, dados sobre o eleitorado, locais de votação, mudanças de seção, campanhas e ações educacionais.
Quando a decisão judicial tiver repercussão em outros municípios, no estado ou no país, avise a ASCOM e oriente a imprensa sobre o acesso público ao PJe da 1ª Instância.
Rodrigo Cardozo - apresentador TVBV
“Informações que dizem respeito ao dia a dia da Justiça Eleitoral, a deferimentos e indeferimentos de candidaturas, a julgamentos no Pleno da Justiça Eleitoral, informações também sobre a biometria, às eleições, todo o serviço de uma eleição, seja ela municipal, estadual ou federal, são de suma importância essas informações para que a imprensa acompanhe a par e passo todo o trabalho que é feito pelo TRE e pelos cartórios eleitorais por toda Santa Catarina.
Portanto, essas informações, quanto mais divulgadas em linguagem acessível a todos, cada vez mais contribuem para o enriquecimento da cobertura jornalística e para o trabalho da imprensa em acompanhar todo o bom trabalho feito pelos cartórios eleitorais e pela Justiça Eleitoral em todo o estado de Santa Catarina. Contamos com vocês.”
Pautas enviadas tanto para a imprensa como para a Assessoria do Tribunal devem reunir no texto informações claras e objetivas, cuja estrutura se oriente a partir de respostas às perguntas básicas do lead jornalístico: quem (o agente), fez o quê (a ação), onde (o lugar), quando (o tempo), como (o modo) e por quê (o motivo).
Veja um exemplo de sugestão de pauta com esses dados. Neste modelo, o "fez o quê", a ação, é o Encontro de Chefes de Cartório da Justiça Eleitoral 2023. "Quem", o agente, é o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. "Quando", o tempo, é de 1º a 3 de março, às 13 horas. "Onde", o lugar, é o Hotel Renar, localizado na avenida Beira Lago, 150, em Fraiburgo. O "como", ou modo, é formado pelas apresentações, palestras, dinâmicas de grupo e debates. E por último o "por quê", o motivo, é avaliar as eleições passadas e estabelecer o marco temporal para iniciar o planejamento da Eleição Municipal de 2024, além de buscar o alinhamento institucional e promover a integração dos servidores.
Agora observe este exemplo de notícia que pode ser publicada pela imprensa a partir da sugestão de pauta anterior.
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) promove, de 1º a 3 de março, a edição 2023 do Encontro de Chefes de Cartório da Justiça Eleitoral. O evento ocorrerá no Hotel Renar, em Fraiburgo, com abertura a partir das 13h.
O Encontro tem como objetivo avaliar as eleições passadas e estabelecer o marco temporal para iniciar o planejamento da Eleição Municipal de 2024, além de buscar o alinhamento institucional e promover a integração dos servidores.
Durante os três dias de evento, serão realizados debates, apresentações, dinâmicas de grupos e palestras. O Hotel Renar está localizado na Avenida Beira Lago, número 150, em Fraiburgo (SC).
Márcia Dutra - apresentadora NDTV
“Cinco questões básicas. Anotem aí, papel e caneta na mão, anotem. O que? Como? Quando? Onde? E por quê? Cinco questões básicas que vocês precisam responder num texto que vocês vão mandar para a imprensa. E já respondam logo na largada, que é o que a gente chama de lead ou cabeça da notícia. E no final, lá embaixo, dá para fazer tipo um servicinho resumindo. O que? Tal coisa. Quando? Data. Onde? Tal e por quê? Meio pergunta e resposta mesmo. Jornalista adora isso. Normalmente a gente começa lá embaixo, a gente já vai para o serviço. Deixa eu ver, quando é? Onde é? Que horas é? E aí depois a gente sobe para ler quais são as informações mais importantes que alimentam aquele conteúdo que vocês estão divulgando.
Então, é isso. O que? Como? Quando? Onde? E por quê? Respondendo a essas perguntas, 99 por cento do caminho está andado. Aí o um por cento vai da boa vontade da imprensa, do outro lado, de receber aquele material e divulgar. Mas, normalmente, o que vem da Justiça Eleitoral é muito bem recebido, porque vocês são fonte de informação importantíssima pelo grau da importância do trabalho de vocês e porque vocês produzem muitos serviços. E para nós, que fazemos jornalismo sério e sempre pensando no cidadão, serviço é uma informação muito importante. O cidadão, o eleitor, o telespectador, ele vem buscar na televisão de qualidade, de credibilidade o serviço correto, a informação correta.
Então, essa parceria Justiça Eleitoral e imprensa, quando bem conversada e bem-feita, é sensacional. O resultado do trabalho é tipo assim ó, Justiça Eleitoral mais imprensa, igual cem por cento.”
Lembre-se, o envio de pautas para a ASCOM deve ser feito via e-mail específico: pautas-ascom@
Já para a imprensa local, utilize a sua lista de contatos para encaminhar as pautas de interesse do cartório.