TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO "ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO TSE":


Daniela Ramalho, Brasília/DF

Comunicar, atender, responder, é daqui que partem as informações para os jornalistas, para a imprensa nacional e internacional. Aqui funciona a CIMP, Coordenadoria de Imprensa do Tribunal Superior Eleitoral, um braço da SECOM, a Secretaria de Comunicação. Aqui são produzidos conteúdos jornalísticos para divulgação no portal do TSE e na extranet.

Os registros fotográficos das principais ações e atividades do Tribunal, também ficam por conta dessa galera aqui. Os julgamentos do Tribunal são acompanhados de pertinho.

E quando o assunto é desinformação, essa é a página "Fato ou Boato", que envolve mais de 150 parceiros da sociedade civil e da imprensa. E tem também o Centro de Divulgação das Eleições, o CDE. A cada dois anos esse espaço é criado para dar suporte aos profissionais de imprensa durante as eleições.

E dentro da CIMP tem a SECOI, a Sessão de Comunicação Interna. Esse núcleo mantém o público do tribunal informado e engajado. E o "Acontece" tá aí pra isso, a turma faz um resumão do que foi destaque na semana.

E com uma pitada de graça e leveza, nasceu a Verésima, uma analogia ao termo zerésima, que é aquele documento emitido antes do início da votação que mostra não existir voto registrado na urna eletrônica. A Verésima passeia pelo Tribunal, dá seus pitacos e participa do "Acontece" na versão da TV. “Nesses feriados não vai ter expediente aqui no Tribunal”.

Instagram, Facebook, X, antigo Twitter, e Linkedin, O Tribunal Superior Eleitoral está presente em todas essas plataformas. E é a Coordenadoria de Mídias e Web, a COWEB, a responsável por todo conteúdo produzido para esses perfis oficiais do TSE. Criação, gerenciamento de conteúdo, é aqui que nascem as ideias e são elaborados os planejamentos para ações nas redes sociais, como um Tuitaço, por exemplo.

E aquela campanha publicitária que você vê na TV? Ou ouve no rádio? também é planejada bem aqui. “Tem que respeitar”.

Gostaram de conhecer um pouquinho do que a gente faz aqui na área de imprensa, redes e campanhas? Então, te convido a seguir as redes sociais do TSE, a compartilharem o nosso conteúdo, porque nós precisamos fazer com que as informações oficiais, as informações verdadeiras sobre a Justiça Eleitoral cheguem ao maior número de pessoas e isso vai facilitar o trabalho de todo mundo, vai facilitar o seu trabalho aí na ponta, vai fazer com que mais pessoas conheçam o que a Justiça Eleitoral faz por esse país. Conto com vocês e espero vocês nas nossas redes.