TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO "DESINFORMAÇÃO":


Olá pessoal, eu sou Giselly Siqueira, Secretária de Comunicação e Multimídia do TSE. E eu tô aqui hoje com vocês pra falar um pouquinho dos principais desafios de comunicação que nós estamos enfrentando na Justiça Eleitoral. Aliás, não é só na Justiça Eleitoral, eu acho que um dos principais desafios de comunicação no mundo moderno que é o enfrentamento à desinformação, as famosas fake news.

Então, assim, é um trabalho contínuo, constante e permanente que a Justiça Eleitoral vem desenvolvendo durante não só as eleições, mas durante todo o ano de manter a integridade do processo eleitoral na pauta nacional.

Nós precisamos estimular o engajamento de todo mundo, né, dos cidadãos, de todo mundo de fora e de dentro da Justiça Eleitoral nessa luta constante de combater as informações falsas a respeito do processo eleitoral.

Mas pra isso a gente precisa contar com todo mundo, precisa contar com você aí na base pra nos ajudar não só a esclarecer a população, como disseminar as informações corretas a respeito do processo eleitoral. Onde você vai fazer isso? No seu grupo de família. Mas como você vai saber se aquela notícia é falsa ou se não é falsa? Aqui, na Comunicação da Justiça Eleitoral, nós temos diversos mecanismos muito úteis que podem auxiliar você no enfrentamento à desinformação.

A Comunicação da Justiça Eleitoral tem vários canais que reúnem informações confiáveis a respeito do processo eleitoral. Você conhece a nossa página "Fato ou Boato"? Lá tem diversas notícias desmentindo tudo de errado, tudo de mentiroso que já saiu a respeito do processo eleitoral. Mas se você gosta de vídeo, no nosso canal do YouTube também tem uma área que reúne todos os vídeos que nós desenvolvemos desmentindo essas coisas horrorosas a respeito da Justiça Eleitoral. Confere lá e compartilhe nos seus grupos.

Combater a desinformação não é uma tarefa fácil. A velocidade com que as informações circulam é muito grande. Pra isso, a gente precisa do auxílio de todo mundo. Então, se você viu alguma informação, tem dúvida se aquilo que recebeu é verdade ou mentira, entre em contato com a assessoria de comunicação, manda a informação pra lá. Se a gente tiver já uma resposta pronta, a gente já vai fornecer pra você a informação correta. Se for uma mentira nova, a gente vai desmentir e você vai estar ajudando a Justiça Eleitoral a enfrentar esse mal do mundo moderno.