TRANSCRIÇÃO DO PODCAST:
Olá, ouvinte!
Você sabia que o alcance da rádio entre o público catarinense está acima da média nacional?
A rádio é a voz da região. Ela se comunica com um público muito específico e segmentado, gerando uma forte ligação entre os ouvintes e a emissora.
Marco Aurélio Gomes - jornalista da Acaert e RNA
“Olá! Aqui é o Marco Aurélio Gomes, jornalista da rede de notícias Acaert e RNA. Nós produzimos diariamente matérias em áudio para as emissoras associadas da Acaert, que é a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão. Produzimos matérias de Santa Catarina e Brasília e cobrimos os grandes eventos do estado e país, as eleições por exemplo. Produzimos programetes especiais como o Minuto do Voto, promovemos debates com os candidatos ao governo do estado e realizamos cobertura especial sobre o processo eleitoral, inclusive direto da sala de imprensa do Tribunal Regional de Santa Catarina em Florianópolis.
Por isso, é fundamental o trabalho da área de comunicação do TRE, no sentido de fornecer as informações necessárias para as coberturas das eleições. Informações oficiais, que são uma das ferramentas eficientes no combate às fake news. Importante também que a comunicação do Tribunal disponibilize, com agilidade, fontes da Justiça Eleitoral em qualquer pleito.
Desta forma, uma sinergia forte entre a Justiça Eleitoral e a imprensa pode contribuir na missão de orientar o eleitor na hora do voto. E a área de comunicação do TRE tem se esmerado em oferecer todas as condições ao exercício dos colegas. Acredito que, assim, estamos fortalecendo o processo eleitoral, que é uma das principais conquistas da sociedade brasileira.”
Isso significa dizer que a Justiça Eleitoral tem à disposição um eficaz veículo para chegar até o eleitorado de todo o estado.
E, para isso, existem algumas formas de comunicação. O spot é uma delas.
Spot é um anúncio sonoro veiculado na rádio com tempo de duração que pode variar entre 15, 30, 45 e 60 segundos. Neste tempo, é necessário passar a mensagem com clareza e objetividade para que seja fixada pelo público.
Ouça agora um exemplo de spot para rádio, com linguagem simples, direta e objetiva:
“Atenção eleitoras e eleitores de Tijucas!
As seções que funcionavam na Escola de Ensino Fundamental Professora Ondina Maria Dias foram transferidas para o Campus da UNIVALI do município.
Nas eleições do dia 2 de outubro, lembre-se de comparecer ao seu novo local de votação.
Justiça Eleitoral de Santa Catarina.”
Além do envio de spot para as rádios, outra forma de se comunicar uma mensagem a ser dada ao eleitorado é enviando um texto sugestivo com as informações necessárias ao locutor da rádio. O texto não precisa seguir o padrão de tamanho do spot, podendo ser mais longo.
Assim, a informação vai ser repassada de uma forma coloquial, chegando ao público de forma empática, já que o radialista dá uma credibilidade maior ao conteúdo divulgado.
Leia o texto que sugerimos para envio à rádio solicitando a parceria na divulgação.
E escute, na voz do radialista Fernando Martini, da Rádio Rural de Concórdia, a sugestão de texto enviado pela ASCOM aos chefes de cartório para que encaminhassem às rádios locais de seus municípios.
“Eleitora e eleitor aqui de Concórdia. Aqui quem fala é o Fernando Martini.
A Justiça Eleitoral de Santa Catarina tem um recado importante para você que quer votar nas eleições municipais de 2024.
Ainda não fez o título?
Quer mudar o local de votação?
Precisa consultar a situação eleitoral e fazer a regularização?
A hora é agora!
O prazo para resolver esses assuntos vai até maio, seis meses antes da eleição.
E está muito prático. É só entrar no site tre-sc.jus.br e fazer tudo pela internet.
Quem precisar ser atendido no cartório eleitoral, para a coleta da biometria, por exemplo, fique atento porque o agendamento é obrigatório. Ligue para 0800 647 3888 ou agende diretamente no site.
Não deixe para a última hora!”
Uma outra forma de comunicação de áudio, bastante popular, são as mensagens de carro de som. Da mesma forma que o spot, a linguagem usada deve ser simples, direta e rápida. Afinal, o carro de som não fica parado!
Ouça um exemplo de mensagem para carro de som:
“Atenção eleitor de Zortéa!
A Justiça Eleitoral de Santa Catarina está realizando o cadastramento biométrico no seu município.
Agende seu atendimento no site do TRE catarinense e compareça ao cartório na rua Coronel Farrapo, número 428, no centro de Campos Novos.
O atendimento é do meio-dia às seis horas da tarde.
Leve um documento oficial com foto e comprovante de residência atual.
Não deixe para a última hora.”
Para que a ASCOM, Assessoria de Comunicação Social, possa produzir estes materiais com maior eficácia, é muito importante que o cartório eleitoral faça a solicitação repassando o máximo de informações.
Tenha em mente, basicamente, as seguintes questões a serem encaminhadas: o que deve ser divulgado, para quem, quando, onde, por que e como.
Escute o spot a seguir e observe estes pontos:
“Atenção eleitor de Fraiburgo!
Por motivo de reforma, o Centro Educacional Municipal Dona Zenaide Maria Schimitt Pereira não servirá como local de votação.
Para as Eleições Municipais de 2020, o local temporário será o Centro de Educação Infantil Dona Zenaide Maria Schimitt Pereira, que vai atender as seções 151 e 171, e fica ao lado do Pronto Atendimento de Saúde da Vila Salete.
Justiça Eleitoral de Santa Catarina.”
"O que" é fato, é que o Centro Educacional Municipal Dona Zenaide Maria Schimitt Pereira não servirá como local de votação para as Eleições Municipais de 2020. O "porquê" é que está em reforma. "Para quem" a mensagem foi dirigida? Para o eleitor de Fraiburgo.
"Onde" será o novo local de votação? Será o Centro de Educação Infantil Dona Zenaide Maria Schimitt Pereira, que vai atender as seções 151 e 171, e fica ao lado do Pronto Atendimento de Saúde da Vila Salete. O local será temporário responde à pergunta "como"?
E lembre-se que as informações enviadas para a ASCOM serão alinhadas por um jornalista, pensando sempre na melhor forma de atingir o público-alvo.
Perceberam como a produção de áudio para rádio ou carro de som pode ser uma aliada na divulgação de serviços ou produtos relevantes da Justiça Eleitoral catarinense?
Aproveite e faça uso deste meio para chegar aos eleitores!