TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO "COMO FUNCIONA A CRIAÇÃO DE UMA CAMPANHA NO TRE":
Veja em detalhes o trabalho da ASCOM dentro de uma campanha institucional:
- Criação do nome da identidade visual – logotipo – escolha de fontes, cores, fotos e ilustrações.
- Criação das peças gráficas impressas e digitais, como: capa de publicações, flyer, folder, cartaz, banner, artes para redes sociais/Whatsapp, template de power point, convite, ilustrações e captação de imagens.
- Definição do conteúdo: textos, dados, linha editorial, roteiro audiovisual, conteúdo para o site.
- Revisão gramatical e ortográfica do material e conteúdos.
- Envio dos materiais produzidos para aprovação!
Para ilustrar todo esse trabalho, selecionamos dois exemplos de campanhas trabalhadas pela ASCOM: "Você Vê" e "Bora Votar".
"Você Vê - Recursos Públicos em Campanha" foi desenvolvida em 2022 com foco na ética e na transparência da destinação dos recursos do fundo partidário e do fundo especial de financiamento de campanha e contra a corrupção no financiamento das campanhas eleitorais.
- Confira a produção!
- Logomarca
- Documentos
- Material gráfico / guias e manuais
- Bottons e banners
- Vídeo institucional
- Vídeos para as redes sociais
- Posts para as redes sociais
- Videocast
- Registro fotográfico
Já na campanha "Meu Primeiro Título - BoraVotar", realizada em 2021 e 2022, o TRE catarinense regionalizou a campanha #BoraVotar do Tribunal Superior Eleitoral. Assim, foi usada a identidade visual e alguns materiais já criados pelo TSE, e foram desenvolvidos e produzidos materiais próprios. A ASCOM cuidou da fase de divulgação e cobertura. Mas essa foi só uma etapa. Algumas zonas eleitorais promoveram ações em conjunto com escolas locais, onde jovens assistiam a falas de integrantes do Pleno do TRE e eram estimulados a fazer o primeiro título eleitoral lá mesmo, durante as ações. O objetivo era aumentar o número de jovens eleitores, e foi alcançado com sucesso!
Como percebemos, todas as campanhas produzidas pela Justiça Eleitoral catarinense têm efeito imediato nos cartórios eleitorais, que são a linha de frente na questão do contato com os eleitores. Assim, é muito importante que os cartórios acompanhem as campanhas lançadas, para que fiquem preparados para eventuais demandas locais.
E lembre-se: além de se preparar, é fundamental que você também contribua com a divulgação dos materiais. Isso pode ser feito pelas suas redes sociais, nos grupos da família e localmente conversando com as pessoas.
Assim, juntos, fortalecemos a imagem
da Justiça Eleitoral catarinense!